10 brincadeiras de adivinhar para as crianças

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Atualizado em 02/06/2024

Embora muitos não saibam, o brincar possui grandes benefícios cognitivos para as crianças. Segundo estudos realizados, é através da brincadeira que os pequenos aprendem mais sobre o mundo e sobre as outras pessoas, além dele mesmo. As atividades fazem parte do desenvolvimento e dentre as mais diversas brincadeiras infantis que incentivam tal desenvolvimento, estão as brincadeiras de adivinhar.

+ Saiba como conseguir bolsas de estudos de até 80% para seu filho(a)

Se divertir e brincar são atividades tão saudáveis como comer vegetais, ler livros e ter uma boa noite de sono. As brincadeiras de adivinhar podem parecer algo fácil para nós, adultos, mas garantem um efeito incrível quando feitas diariamente com os pequenos. 


A seguir, falaremos sobre 10 brincadeiras de adivinhar que podem ser realizadas em casa ou na escola. Elas são dinâmicas, diversas e podem exercitar o raciocínio dos pequenos em várias formas e pontos exclusivos. 


Confira!


Saiba mais: + Melhores brincadeiras antigas para reviver com as crianças


1. Qual o desenho? 

Os objetivos dessa brincadeira são: trabalhar a atenção, coordenação motora, percepção visual, desenvoltura, comunicação. 

Você precisará de um quadro, giz e papéis com nomes de objetos. 

Como brincar: Escreva em papéis os nomes de objetos, ou animais, ou frutas. Você pode escolher uma categoria que esteja trabalhando. Uma criança por vez vem ao quatro e pega um papel. Essa criança deve representar a palavra com desenho e os colegas devem adivinhar o que é. Quem acertar será o próximo a ir ao quadro. Para crianças que não leem, você pode falar a palavra no ouvido. 

2. Qual é a palavra? 

Trabalharemos a memória, raciocínio, classificação, comunicação, controle de ansiedade, parte e todo. 

Você precisará de fichas de nomes de animais/frutas/objetos. Ou fichas com figuras para aqueles que não leem. 

Como brincar: Uma criança pega uma ficha sem mostrar aos outros. Os colegas fazendo perguntas sobre as características desse objeto, as quais a criança irá responder com sim ou não, vão tentar adivinhar qual é a figura ou a palavra. 


3. Cadê o objeto? 

Com essa brincadeira, queremos desenvolver a noção espacial, localização, atenção, percepção auditiva. Basta utilizar um objeto pequeno. 

Como Brincar: As crianças viram de costas para quem for esconder o objeto previamente combinado (pode ser você ou então outra criança). Os pequenos devem procurar pela casa o objeto. 

A pessoa que escondeu ajudará as outras crianças dizendo se está perto ou longe. Assim, quem conseguir achar, será a outra pessoa que irá esconder o objeto e dar as dicas.

4. Qual é a música? 

Vamos trabalhar a memória, ritmo, atenção, vocabulário, desenvoltura? Você usará fichas com palavras ou figuras. 

Como brincar: O responsável mostra uma palavra ou figura, ou fala uma palavra. As crianças devem cantar uma música que tenha essa palavra ou figura. Use palavras de acordo com o repertório musical dos pequeninos. Quando uma criança descobrir a música, esta pode cantá-la sozinha ou convidar os outros colegas para cantarem junto. 

5. O que mudou? 

Com foco na atenção, memória, percepção visual, observação do todo e de detalhes, jogamos esse jogo! 

Como brincar: Coloque as crianças em círculo. Diga para uma criança observar todos os colegas e a tire da sala. Dois colegas trocam de lugar. Quando a criança voltar deve adivinhar quem trocou de lugar. 

Esse jogo também pode ser feito em duplas, um da dupla deve observar seu colega com atenção e então virar de costas para este. O colega muda algo em sua aparência (dobra a camisa, muda o cabelo…) e o outro deve descobrir o que mudou. Também pode-se mudar objetos de lugar para as crianças descobrirem o que mudou na sala de aula. 

Leia também: + Quais critérios observar na escolha da escola do seu filho?

6. Qual a resposta? 

Os objetivos são: atenção, desenvoltura, fixação de conteúdo. 

Basta utilizar uma caixinha e fichas com perguntas sobre um assunto trabalhado e conhecimentos gerais. Por exemplo, que vogal falta em Cas_, qual o resultado de 2+2, qual o maior rio do Brasil e etc. Use perguntas de acordo com os conhecimentos e faixa etária do seu filho(a). 

Como brincar: Coloque as crianças em roda e instrua para que elas vão passando a caixinha até ouvirem o seu sinal (pode ser uma palma, ou quando a música parar, ou quando terminar um músicas que eles estejam cantando). 

Quem tiver com a caixinha na mão quando der o sinal, deve pegar uma pergunta da caixinha e responder. Se acertar recebe parabéns, se errar outro colega que souber pode responder. 

7. Qual é o filme/desenho?

Com o objetivo de trabalhar a memória, conhecimento e agilidade, brincaremos assim. 

Para começar, basta fazer uso de cards com emojis. 

Como brincar: Escolha emojis que formem o título de alguma produção audiovisual infantil. Mostre às crianças e deixe que elas adivinhem. 

8. O que é, o que é? 

Com essa opção, buscamos explorar os conhecimentos das crianças. 

Como brincar: Selecione algumas perguntas prontas e faça com que elas pensem na resposta de forma elaborada, tentando desvendar o mistério que há por trás. 

9. Que brinquedo é esse? 

Podemos trabalhar coordenação motora, memória e familiaridade com os brinquedos. 

Você precisará de uma caixa com variedade de brinquedos. 

Como brincar: Vende os olhos da criança, dê um brinquedo e espere ela adivinhar que brinquedo é aquele que está segurando. 

10. Mímicas 

As mímicas estão conosco há várias gerações. Elas são leves, dinâmicas, diversas, extrovertidas e carregam consigo diversos benefícios extraordinários para o desenvolvimento infantil. Há quem diga que a mímica seja uma das brincadeiras de adivinhar mais marcantes da lista. 

Como brincar: Escolha uma criança, diga o nome de um filme, música, objeto ou outra qualquer coisa que possa ser transmitida através de gestos e deixe que a criança explore a situação. Garantimos muitas risadas! 

Teste algumas dessas brincadeiras em casa e veja a diferença no desenvolvimento das crianças. Busque sempre o melhor para os pequenos!

O que é o que é? Veja alguns exemplos para brincar 

A brincadeira “o que é o que é”, nunca sai de moda e é sempre uma opção divertida e envolvente para as crianças, seja para brincar em casa, na escola ou  entre amigos. 

Confira algumas dessas charadas que separamos para vocês: 

  1. O que é o que é:

    • Tem cabeça, tem dente, tem barba, não é gente?

    • Resposta: Alho


  1. O que é o que é:

    • Anda deitado e dorme em pé?

    • Resposta: Sapato


  1. O que é o que é:

    • Quanto mais você tira, maior fica?

    • Resposta: Buraco


  1. O que é o que é:

    • O que tem no meio do coração?

    • Resposta: A letra "a"


  1. O que é o que é:

    • O que passa na frente do sol e não faz sombra?

    • Resposta: O vento


  1. O que é o que é:

    • É magro de nascença, mas quando cresce fica gordo?

    • Resposta: Beijo de moça (nome de doce)


  1. O que é o que é:

    • É surdo e mudo, mas conta tudo?

    • Resposta: Livro


  1. O que é o que é:

    • O que tem no meio do ovo?

    • Resposta: A letra "v"


  1. O que é o que é:

    • O que é cheio de furinhos, mas consegue segurar água?

    • Resposta: Esponja


  1. O que é o que é:

    • Sobe quando a chuva desce?

    • Resposta: Guarda-chuva

Essas brincadeiras de adivinhar são ótimas para estimular a criatividade, o raciocínio lógico e a diversão entre as crianças. Experimente fazer essas perguntas durante uma sessão de brincadeiras e veja como os pequenos se divertem tentando encontrar as respostas!

Qual a importância das brincadeiras de adivinhação para as crianças? 

Segundo a professora de psicologia infantil, Dra. Ana Maria Silva, "as brincadeiras de adivinhação são ferramentas poderosas no desenvolvimento infantil. Elas não só estimulam a mente jovem de forma divertida, mas também promovem habilidades sociais e emocionais importantes. A resolução de charadas ensina as crianças a serem persistentes e a valorizarem o processo de aprendizagem, além de enriquecer seu vocabulário e capacidade de comunicação”, comentou a pedagoga. 


Veja a seguir 5 aspectos importantes que as brincadeiras de adivinhar estimulam na criança: 

+ A importância do brincar para o desenvolvimento infantil

  1. Desenvolvimento Cognitivo:

    • As charadas estimulam o pensamento crítico e a capacidade de resolução de problemas. As crianças precisam analisar pistas, fazer conexões lógicas e chegar a uma conclusão, o que fortalece suas habilidades cognitivas.

    • Elas também promovem o desenvolvimento da memória, pois as crianças devem lembrar-se das pistas e informações anteriores para solucionar as charadas.


  2. Habilidades Linguísticas:

    • Brincadeiras de adivinhar incentivam o uso de linguagem criativa e aumentam o vocabulário das crianças. Elas aprendem novas palavras e seus significados enquanto tentam desvendar as charadas.

    • O raciocínio verbal é aprimorado, pois as crianças devem articular suas respostas e pensar de forma abstrata para compreender as pistas.


  3. Desenvolvimento Social:

    • Essas atividades são geralmente realizadas em grupo, o que promove a interação social e o trabalho em equipe. As crianças aprendem a colaborar, compartilhar ideias e respeitar as respostas dos colegas.

    • O jogo em grupo também melhora as habilidades de comunicação, pois as crianças discutem suas ideias e raciocínios com os outros.


  4. Estimulação da Criatividade:

    • A adivinhação envolve uma grande dose de imaginação e criatividade. As crianças são incentivadas a pensar fora da caixa e a considerar diferentes possibilidades para resolver as charadas.

    • Esse tipo de brincadeira ajuda a desenvolver a flexibilidade mental, pois as crianças devem se adaptar a novas informações e mudar suas hipóteses conforme necessário.


  5. Desenvolvimento Emocional:

    • Resolver charadas com sucesso pode aumentar a autoestima e a confiança das crianças. Elas se sentem orgulhosas de suas realizações e mais motivadas a enfrentar novos desafios.

    • A paciência e a perseverança são cultivadas, pois as crianças aprendem que algumas charadas podem levar mais tempo e esforço para serem resolvidas.

Como vimos até aqui, as brincadeiras de adivinhar são uma excelente forma de promover o desenvolvimento integral das crianças, abrangendo aspectos cognitivos, linguísticos, sociais, criativos e emocionais.

Veja também: 

+ 10 brincadeiras folclóricas para fazer com as crianças

+ As 10 melhores brincadeiras de rua


E então, gostou desse conteúdo? Compartilhe com outras pessoas que queiram saber mais detalhes sobre brincadeiras de adivinhar. Aproveite e leia outros conteúdos do nosso blog.